Sejam bem vindos

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Educação para o Trânsito e a sua importância

A IMPORTÂNCIA. Quando da elaboração da Constituição Federal de 1988 (arts. 6º e 23, XII), os legisladores já demonstravam a preocupação e a importância da educação para o trânsito dentro do contexto social, dando atribuições à União, Estados, Municípios e o Distrito Federal, assim como, o CTB dedica um capítulo ao tema (capítulo VI, arts. 74 a 79), dando essa atribuição prioritária a todos os órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito, fato esse ratificado no artigo 5º. 
O CTB ainda no seu artigo 320, determina que a receita arrecadada com a cobrança de multas de trânsito deverá ser aplicada, além de outras coisas, na educação para o trânsito.
Mais do que nunca, a escola deve participar ativamente da educação para o trânsito, pois as crianças de hoje serão os jovens e homens do futuro, serão eles os usuários e mantenedores do trânsito, capazes de transformarem essa realidade. Essa educação para o trânsito, além de ensinar regras, técnicas, métodos de prevenções de acidentes, deve ter a preocupação em tornar as pessoas cidadãs, pois vivemos em sociedade, e essa preocupação deve ser a curto, médio e longo prazo, porque a complexidade dos fatores que geram esses problemas não admitem uma só linha de pensamento e trabalho.
Infelizmente alguns gestores ainda não levam em consideração a importância de se investir em nosso sistema de trânsito e transportes, parece que para alguns é mais fácil ignora-lo do que buscar investimentos para possível solução, lamentável !!!
Fonte: Trânsitobr/ http://www.transitobr.com.br/index2.php?id_conteudo=17
https://www.facebook.com/Mc-amigo-do-tr%C3%A2nsito-232287430229581/timeline/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário