Os transportes públicos numa cidade
providenciam o deslocamento de pessoas de um ponto a outro na área
dessa cidade. A grande maioria das áreas urbanas de médio e grande porte
possui algum tipo de transporte público urbano. O seu fornecimento
adequado, em países como Portugal e Brasil, é, geralmente, de responsabilidade municipal, embora o município possa conceder licenças, às vezes acompanhadas de subsídios, a companhias particulares.
O transporte público urbano é parte essencial de uma cidade.
Idealmente devem constituir o meio de locomoção primário em uma cidade,
garantindo o direito de ir e vir de seus cidadãos. Além disso, ao
utilizar o transporte público o cidadão contribiu para a diminuição da poluição
do ar e sonora, do consumo de combustíveis fósseis não-renováveis e
para a melhoria da qualidade de vida urbana, uma vez que menos carros são utilizados para a locomoção de pessoas.
Diz-se também de sistema em que uma pessoa (ou grupo) aluga um ônibus
para determinado passeio, excursão e "lota-o" de pessoas, colegas para
participarem desta viagem, passeio.
- Os carros iriam seguir o mesmo trajeto de um ponto a outro;
- As saídas obedeceriam horários regulares, mesmo sem passageiros;
- cada ocupante iria pagar apenas por seu lugar, independentemente de quanto lugares ocupados nos carros;
- A rota ao redor de Paris seria dividida em cinco setores, a tarifa de cinco centavos permitiria cruzar apenas para mais um setor. Além disso, deveria ser paga uma nova tarifa.
- Não seria aceito ouro como pagamento, a fim de evitar atrasos.
O ônibus foi a primeira modalidade a servir o transporte público. Inicialmente tracionado por cavalos (conhecido em Portugal por americanos, evoluiu popularizando os sistemas de bondes, ao incorporar trilhos e, posteriormente, substituindo a tração animal por eletricidade.
Em 1863, a inauguração da primeira linha de metrô, em Londres, viria estabelecer novos paradigmas de qualidade no transporte público.
O metrô de Londres era uma adaptação urbana da já conhecida ferrovia. Porém, segregando-se o sistema em vias exclusivas, subterrâneas, o metrô alcançava inédita eficiência em velocidade e volume de passageiros transportados, liberando a superfície para o transporte individual ou para os pedestres.
Nova Iorque teria oficialmente sua primeira linha subterrânea de metrô em 1904, embora já contasse com linhas elevadas urbanas três décadas antes disso3 .
Com a popularização do automóvel no início do século XX, o ônibus retornaria à pauta como alternativa de transporte público. Inicialmente, os ônibus eram baseados na estrutura de caminhões, com uma carroceria adaptada para o transporte de passageiros.
Posteriormente, o ônibus foi adquirindo personalidade, ganhando sofisticação tecnológica e conquistando seu espaço próprio no mundo dos transportes.
Atualmente o ônibus é a modalidade predominante de transporte
coletivo em virtualmente todas as cidades brasileiras, mesmo naquelas
dotadas de sistemas metroviários.
Devido ao alto custo de implantação do transporte sobre trilhos e à burocracia da gestão pública, esse quadro não deverá mudar a curto prazo.
Fonte: Wikipedia
http://mcamigodotransito.blogspot.com.br/
http://www.mcvava.com.br/espaco-do-transito
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