Sejam bem vindos

sexta-feira, 16 de março de 2018

A importância da sinalização nas vias urbanas ou públicas

O trânsito continua sendo um dos lideres de causas de mortes no Brasil. Essa colocação é sempre dividida com doenças cardiovasculares e crônicas. Lei n° 11.705, ou, como é popularmente conhecida, Lei Seca.
Entretanto, não só o alcoolismo é causador de acidentes de trânsito, pois a falta de sinalização nas estradas ou o desrespeito a ela, são grandes causadores de mortes. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil está em quinto lugar no ranking de trânsito mais violento do mundo.

Os sinais que preservam a sua vida
Para evitar problemas nas estradas, vale lembrar a importância de coisas como:
Faixas amarelas
A faixa amarela colocada longitudinalmente na estrada não está ali apenas para delimitar o espaço entre um lado e outro da pista. Caso ela esteja pontilhada, significa que você pode fazer ultrapassagens, lembrando que sempre pela esquerda.
Faixa de pedestre
Alguns carros não respeitam a faixa de pedestres e sempre deixam o veículo acima da linha. Isso em alguns casos reduz a segurança de transeuntes. Entretanto, os pedestres também precisam ficar atentos ao semáforo.
Semáforo
Em grandes cidades, existe um hábito perigoso de não respeitar o sinal. O vermelho significa pare, o verde siga e o amarelo não significa “acelere mais, pois ainda dá tempo”, mas sim, atenção.
Placas
As placas são de extrema importância para o motorista tomar conhecimento do local onde está. Lugares com hospitais, escolas e áreas de lazer, precisam possuir placas. Dessa forma, motoristas podem evitar atropelamentos e perturbação sonora.

É sempre importante também respeitar os limites de velocidade indicados nas placas. Eles preservam a sua segurança e do outro.
Não basta só a sinalização
Não adianta estar tudo bem sinalizado, a estrada precisa estar em bom estado de conservação. Se a estrada precisa de um selante asfáltico, aplique Betuseal. Ele devolve a cor escura inicial do pavimento, deixa-o mais uniforme e potencializa a sinalização da via. Fale conosco!
CTB-Art. 88. Nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação.
Parágrafo único. Nas vias ou trechos de vias em obras deverá ser afixada sinalização específica e adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário