
Essa falta de sinalização para quem caminha ou pedala gera insegurança e desorientação e acaba estimulando ainda mais o uso do carro, mesmo para pequenos trajetos. Pedestres e ciclistas são orientados apenas nas áreas de conflito com o tráfego de carros. Não há totens com mapas, que indiquem os principais de pontos de referência para serem alcançados a pé ou de bike. E mais raros ainda são os sinais sonoros para pessoas com deficiência visual.
O pior de tudo é a dificuldade das pessoas em encontrar informações
nos sistemas de transporte público. À exceção dos metrôs e de alguns
sistemas inteligentes de ônibus, em geral os pontos e veículos não
oferecem qualquer sinalização que ajude o usuário a se localizar.
Perguntas como “Esse ônibus passa em tal rua?”, “Quando passa o próximo
ônibus?” são comuns em todas as ruas das cidades brasileiras e bastaria
uma plaqueta com esses dados para ajudar o passageiro.
Sobre os critérios de avaliação
Sugerimos que as avaliações sejam feitas especialmente no entorno de escolas, hospitais ou postos de saúde, avenidas com grande circulação de pedestres, ou centros, pontos turísticos relevantes, terminais de ônibus, trens e metrôs, além dos próprios veículos coletivos desses sistemas de transporte. Mas todas as avaliações serão bem recebidas e computadas em nosso relatório final. Estamos começando e temos um grande desafio pela frente. Se você puder, dê seu apoio, avalie sua cidade e Sinalize!
Sugerimos que as avaliações sejam feitas especialmente no entorno de escolas, hospitais ou postos de saúde, avenidas com grande circulação de pedestres, ou centros, pontos turísticos relevantes, terminais de ônibus, trens e metrôs, além dos próprios veículos coletivos desses sistemas de transporte. Mas todas as avaliações serão bem recebidas e computadas em nosso relatório final. Estamos começando e temos um grande desafio pela frente. Se você puder, dê seu apoio, avalie sua cidade e Sinalize!
Fonte: Mobilize Brasil
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